Proadess 2

Seleção da subamostra de setores censitários para realização dos exames laboratoriais

Os exames laboratoriais foram feitos em uma subamostra de 25% dos setores censitários selecionados no plano de amostragem. Para facilitar a logística da coleta de material biológico, os setores censitários foram selecionados com probabilidade inversamente proporcional à dificuldade de coleta.

Para o estabelecimento da dificuldade de coleta por meio de parâmetro numérico, foram identificados todos os municípios com 80 mil habitantes ou mais em todas as Unidades da Federação (UF).

Em cada UF, foram calculadas as distâncias entre todos os municípios com menos de 80 mil habitantes selecionados na amostra e os municípios de grande porte populacional (80 mil habitantes ou mais) daquela UF, por meio das coordenadas geográficas dos centroides dos municípios.

A distância mínima foi adotada como o parâmetro numérico que mensura a dificuldade de acesso.

A seleção da subamostra de 25% dos setores censitários foi realizada pelo IBGE, com probabilidade proporcional ao tamanho, sendo este medido pelo inverso da distância mínima entre um município de pequeno porte e um município de grande porte (80 mil habitantes ou mais) da mesma UF, obedecendo à estratificação da amostra da PNS.

©2010 PNS, todos os direitos reservados