Módulos de acesso e utilização dos serviços de saúde, e o de cobertura de plano de saúde
A PNS-2013 incluiu os módulos de acesso e utilização dos serviços de saúde, e o de cobertura de plano de saúde do Suplemento Saúde da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) na sua íntegra, com pequenas atualizações, de modo a possibilitar o acompanhamento temporal de indicadores de saúde, de utilidade já consagrada para avaliar o desempenho do sistema de saúde. Foram propostas, adicionalmente, questões para dimensionar o acesso à assistência médica em diferentes níveis de atenção, incluindo exames complementares de diagnóstico e consultas com médicos especialistas, bem como para avaliar a assistência de saúde sob a perspectiva do usuário em termos de tempo de espera e dificuldades na obtenção do atendimento.
Módulo sobre as condições de saúde da população
Outro eixo importante abordado na PNS-2013 foi o das condições de saúde da população. O perfil de morbidade, ao prover uma medida da magnitude dos problemas, fornece as necessidades de saúde, que devem ser analisadas à luz da adequação do sistema de saúde na prestação dos cuidados.
Medidas antropométricas e de pressão arterial, como também coleta de sangue e urina
Diante do crescimento significativo das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que trazem considerável grau de sofrimento, dor e incapacidade, além de provocar grande pressão sobre os serviços de saúde, as questões relacionadas à presença e tratamento de DCNT mereceram atenção específica na pesquisa. Complementarmente, na sua primeira edição, a PNS-2013 incluiu medidas antropométricas e de pressão arterial, bem como coleta de sangue e urina, para avançar no conhecimento sobre alguns marcadores biológicos na população brasileira. Tendo em vista que as DCNT são associadas a fatores de riscos altamente prevalentes, destacando-se o tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo, e que o monitoramento destes fatores é primordial para definição de políticas de saúde voltadas para prevenção destes agravos, a PNS dedicou, igualmente, um módulo específico contemplando os comportamentos saudáveis.