Proadess 2

Proposição do Questionário da PNS

Antes da elaboração do questionário, foi realizado projeto de planejamento da PNS, apresentado em todas as suas etapas neste site.

Na fase de planejamento, foi feita uma revisão das experiências nacionais e internacionais de inquéritos de saúde. Adicionalmente, foi desenvolvido um processo de consulta durante um período de dois anos, em várias etapas.

Foram consultados representantes das áreas técnicas do MS e pesquisadores com experiência destacada na área de inquéritos.

Os consultores responderam a um questionário, contendo informações sobre a concepção do PNS do seu ponto de vista, bem como sobre as experiências nacionais bem-sucedidas.

Foram realizadas reuniões com representantes das áreas técnicas do MS para melhor compreensão das demandas do MS.

Finalmente, o site da PNS ficou em consulta pública por seis meses, aberto a comentários e sugestões.

O questionário proposto foi subdividido em três partes, o domiciliar, o relativo a todos os moradores do domicílio e o individual.

Os questionários domiciliar e de todos os moradores do domicílio foram respondidos por um residente do domicílio que saiba informar sobre a situação socioeconômica e de saúde de todos os moradores.

O questionário individual foi respondido por um morador de 18 anos e mais de idade, selecionado com equiprobabilidade entre todos os residentes adultos do domicílio.

A construção do questionário seguiu a lógica de prover uma comparação com os dados do Suplemento Saúde da PNAD, e com os dados coletados no VIGITEL, com vistas a possibilitar o monitoramento de indicadores de saúde que são acompanhados espaço-temporalmente.


Além disso, teve os objetivos de:

  • Incluir os tópicos considerados relevantes no processo de consulta;

  • Incluir os tópicos considerados relevantes pelas áreas técnicas do MS;

  • Incluir questões importantes de outros inquéritos de saúde (nacionais e internacionais);

  • Atender às prioridades do MS,


  • ©2010 PNS, todos os direitos reservados