Proadess 2

Criação de Soroteca

As amostras de sangue coletadas na PNS foram armazenadas para compor uma soroteca nacional de uma amostra probabilística da população brasileira.

As amostras foram armazenadas no Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS). Situado em Belém (PA), o IEC atua nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública.

Das amostras de sangue (7 ml) coletadas, 2 ml foram armazenados em freezer no laboratório que realizou a análise dos exames laboratoriais.

No processo de armazenamento, os dados de identificação do sujeito pesquisado foram eliminados e substituídos por um código, que permite apenas associar as amostras de sangue apenas a dados demográficos (sexo, idade, raça) e geográficos (município de residência) do indivíduo.

O laboratório contratado para realização dos exames laboratoriais foi responsável pelo transporte do material biológico para armazenamento no IEC. Já a guarda do material e a supervisão de procedimentos laboratoriais aplicados no uso do material biológico, que possibilitem pesquisas posteriores, são de responsabilidade do próprio IEC.

Estudos futuros, que objetivem realizar análises biológicas utilizando o sangue estocado pela PNS serão considerados como projetos independentes e deverão submeter os protocolos a comitês de ética em pesquisa.

©2010 PNS, todos os direitos reservados