Proadess 2

Estudo Piloto

Para o pré-teste do questionário da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), os questionários foram informatizados em computadores de mão (PDA).

O questionário foi, então, revisto em duas etapas. Na primeira, cada parte do questionário foi subdividida em módulos, que foram enviados às áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS) para revisão.

Na segunda etapa, foi realizado um estudo piloto de 04 a 28 de março de 2013, com aplicação do questionário e verificação do entendimento dos entrevistados, como também investigação de inconsistências de pulos e incorreções nas perguntas.

A amostra foi não aleatória, e dirigida a obter uma diversidade de indivíduos por sexo, faixa de idade e nível socioeconômico que possibilitassem a revisão dos diferentes módulos.

Para a última etapa do estudo piloto, foi selecionada uma amostra aleatória de setores censitários, em 6 UF (AC, ES, MS, SE, GO, RJ), para teste de todos os procedimentos da PNS, incluindo as medidas físicas e os exames laboratoriais.

Foram treinadas 31 pessoas, entre entrevistadores e supervisores do trabalho de campo. Para tal, preparou-se um manual de instruções, com a explicação de todas as perguntas do questionário e a definição dos termos médicos.

Durante esse estudo piloto, foram identificadas algumas alterações no questionário para facilitar o entendimento de algumas questões abordadas na PNS.

©2010 PNS, todos os direitos reservados