Proadess 2

Coleta de Material Biológico

A coleta e a análise do material biológico foram realizadas por um consórcio de laboratórios privados contratados através do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, faz um trabalho filantrópico para o Ministério da Saúde.

A escolha dos laboratórios privados foi feita entre aqueles que atenderam aos critérios de controle de qualidade do Ministério da Saúde e para os quais foram asseguradas as normas vigentes para a coleta, transporte e processamento do material biológico.

Os laboratórios elaboraram uma rotina de calibração interlaboratorial dos resultados dos exames para o controle de qualidade. Os laboratórios foram responsáveis pela contratação de supervisores regionais para treinamento padronizado dos coletores, e supervisão de todas as etapas do processo, incluindo: o agendamento; a preparação prévia do indivíduo selecionado; a coleta de material biológico; a realização dos exames; e a entrega dos resultados.

Após a realização da entrevista individual, o IBGE passou as informações de contato do morador selecionado (nome, endereço, telefone, etc.) para o laboratório contratado, por meio de mecanismos de transmissão dos dados que garantiu o sigilo das informações.

Coube ao laboratório contratado:

  • Agendar os exames laboratoriais com o morador selecionado;

  • Orientar e fazer a preparação prévia adequada para os exames laboratoriais com o indivíduo selecionado, por meio do impresso, telefonema, ou até visita domiciliar quando necessário;

  • Entregar o frasco de coleta de urina no domicílio;

  • Fazer a coleta de sangue e urina e transportar o material coletado;

  • Fornecer os resultados dos exames laboratoriais ao indivíduo selecionado, através da internet (com senha) ou carta pessoal no caso de falta de acesso à internet;

  • Transmitir os resultados dos exames ao IBGE com os mecanismos adequados que garantam o sigilo das informações.


  • Manual de Procedimentos de Coleta e Envio de Amostras


    Criação de Soroteca

    ©2010 PNS, todos os direitos reservados